01 outubro, 2013

Presidenta Dilma Rousseff entrega diploma aos concluintes do PRONATEC

A Escola de Enfermagem de Natal (EEN) participa, nesta quarta-feira, 2, da solenidade de inauguração de três unidades do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRN) e da entrega de certificados de conclusão de cursos profissionalizantes aos alunos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC). O evento conta com a presença da presidenta Dilma Rousseff e acontece no Campus Ceará-Mirim do IFRN às 11h.
Na ocasião, 260 ex-alunos do PRONATEC na EEN estão presentes e um deles recebe o certificado, representando todos os concluintes, das mãos da presidenta. Também durante a cerimônia, uma aluna do curso de Balconista de Farmácia terá sua carteira de trabalho assinada por um empregador, ressaltando a importância dos cursos para o mercado de trabalho.
Além da presidenta e dos alunos, participam da solenidade o corpo gestor e diretor da EEN, a coordenação do PRONATEC, supervis

Prefeitura adquire motos para facilitar trabalho de secretarias municipais


Seis novas motos modelo Fan CG 125 Honda foram adquiridas pela Prefeitura Municipal de Currais Novos com o objetivo de facilitar o trabalho de algumas secretarias municipais. Para o setor de fiscalização de obras, que faz parte da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos, serão disponibilizadas duas motocicletas, facilitando o trabalho dos fiscais, e mais outras duas motocicletas serão destinadas à Secretaria Municipal de Saúde.
O Gabinete da Prefeitura e a Secretaria Municipal de Administração receberão uma moto cada, facilitando a tramitação de processos e documentos da gestão municipal.
A entrega dos veículos foi realizada na manhã desta terça-feira (01) na sede da Secretaria de Obras e Serviços e Urbanos.

TRE cassa prefeito e vice-prefeito de Lajes Pintadas

E oTribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte decidiu, por maioria, pela cassação dos mandatos de Nivaldo Alves da Silva (PR) e Raimundo Diogo (PHS), respectivamente prefeito e vice-prefeito de Lajes Pintadas, condenados pela prática de conduta vedada a agentes públicos.
 
O relator do processo, juiz Carlo Virgílio Paiva, acompanhando o parecer do Ministério Público Eleitoral, entendeu pela manutenção da sentença, que determinava aplicação de multa, em virtude da comprovação de que Nivaldo Alves da Silva utilizou servidores públicos municipais, em horário de expediente, para trabalhar a favor de sua campanha eleitoral.

Procon vai autuar bancos que prejudicarem clientes durante greve

Para quem não está conseguindo fazer depósitos em bancos por causa da greve dos bancários, o diretor do Procon estadual, Ney Lopes Júnior, faz um alerta:
“Os bancos têm obrigação de manterem os caixas eletrônicos abastecidos e em funcionamento regular para serviços de saques, depósitos e pagamentos, por serem essas empresas responsáveis pela segurança do sistema de serviços que prestam”.
*
Quem se sentir prejudicado por não conseguir fazer um depósito, por exemplo….bom recorrer ao Procon.
“O Procon-RN autuará os bancos que não abastecerem regularmente os seus caixas eletrônicos”.
Segundo Ney, a fiscalização do órgão já trabalha neste sentido.
*
“Se o cliente tiver algum prejuízo em virtude de não conseguir sacar o valor que precisa, poderá acionar o banco posteriormente, já que a entidade é a responsável pelos danos causados, mesmo existindo uma greve. O consumidor deve documentar a tentativa frustrada de quitar o débito pelo caixa eletrônico ou Internet e registrar uma reclamação junto ao Procon-RN, além de ser possível recorrer à justiça. Todavia, a prova é fundamental ser colhida pelo cliente”, orientou o diretor.
*
Segundo Ney Júnior, “o cliente não pode ser prejudicado por problemas decorrentes da greve, uma vez que a responsabilidade do banco pelos prejuízos causados aos consumidores decorre do risco de sua atividade e não pode, a pretexto de greve, ser repassado ao consumidor”.
E mais:
“Se dano de qualquer tipo prejudicar o consumidor, o estabelecimento, quer seja Banco ou não, (por exemplo, cobrança de multa e juros em casos em que não teve, de forma alguma, como realizar o pagamento em consequência da greve) deverá ser responsabilizado, nos termos estabelecidos pelo Código de Defesa do Consumidor. É importante lembrar que a greve não é uma situação gerada pelo consumidor, de modo que não podem ser impostas penalidades em caso de atraso de pagamento”.
*
Ney se refere às cobranças pré-agendadas nos bancos e esclarece: “nesses casos, os consumidores têm direito a pedir ressarcimento por perdas e danos sofridos e comprovados. O banco tem que arcar com os prejuízos”.
Sobre depósitos bancários, o PRocon-RN orienta: “as agências deverão disponibilizar envelopes para depósitos”.

Rosalba e Carlos Eduardo no helicóptero da presidente Dilma

Confirmado.
Desembarcam na base aérea de Natal, amanhã, no voo com a presidente Dilma Rousseff, os ministros da Previdência, Garibaldi Filho, e da Educação, Aloízio Mercadante.
E ainda as deputadas federais Fátima Bezerra e Sandra Rosado.
Em Natal, se integram à comitiva no helicóptero presidencial para se deslocar a Ceará-Mirim, a governadora Rosalba Ciarlini e o prefeito da capital, Carlos Eduardo.

Ricardo Motta desabafa sobre manobra no PP

ricardo motta TN
Em entrevista ao Portal no Ar, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ricardo Motta (sem partido), desabafou pela primeira vez os eventos que levaram seu grupo a perder o comando do Partido Progressista, hoje nas mãos do deputado federal Betinho Rosado. Para Motta, que está migrando para o PROS, o sentimento é de decepção.

Para entender a sensação descrita pelo presidente da AL é preciso resgatar os eventos que culminaram na perda do PP. Duas semanas atrás, o presidente da AL foi chamado para conversar com Carlos Augusto Rosado, chefe do Gabinete Civil do Estado, e Betinho Rosado. Na ocasião, os irmãos anunciaram a Motta que o deputado federal não iria para o PP.
Na semana passada, contudo, a surpresa: Betinho chamou Motta para nova conversa para anunciar que não iria cumprir o compromisso. Mais ainda: tentou colocar Motta na presidência do PTB, de onde o deputado estadual Ezequiel Ferreira foi destituído por Benito Gama à época em que este era secretário de Desenvolvimento do Rio Grande do Norte, no ano passado.
“Se coloque no meu lugar e faça sua avaliação. Claro que você fica decepcionado. Mas é política. Não foi a primeira vez, nem será a última”, declarou Ricardo Motta à reportagem do portalnoar.com
O presidente da Assembleia, que lidera um grupo de mais quatro deputados e ainda exerce influência sobre outros que orbitam em seu entorno comentou ainda que as decisões futuras serão tomadas democraticamente, enfatizando a lealdade e companheirismo:
“Reuni meus companheiros. Vamos decidir. Não será uma decisão de cima para baixo. Será coisa de companheiros, de amigos [pausa para anunciar com mais ênfase] leais. O tamanho do meu sim é do tamanho do meu não”, enfatizou Motta.

Em Natal, paralisação de advertência de servidores da saúde fecha postos

20131001-152457.jpg
Os servidores da saúde de Natal realizam uma parada de advertência nas unidades municipais nesta terça-feira (1). De acordo com o Sindicato dos Servidores da Saúde do RN (Sindsaúde), a categoria reivindica um reajuste de 27,08% e melhores condições de trabalho nas unidades de saúde. Com a paralisação, o atendimento nas unidades de saúde fica prejudicado nesta terça.
A unidade de Cidade Satélite está recebendo apenas casos graves que chegam de ambulância. Os postos de Felipe Camarão, Igapó, comunidade da África, estão apenas com uma equipe atendendo. O Samu municipal também aderiu a paralisação e apenas 30% do efetivo está trabalhando.

Padre Ivanoff completa um ano à frente da diocese de Caicó

 padre ivanoff administrador




O padre Ivanoff da Costa Pereira completou nesta terça-feira, 1º de outubro, um ano na função de administrador da diocese de Caicó, vacante desde a saída de dom Manoel Delson Pedreira da Cruz. “Tem sido uma experiência muito positiva, tendo em vista a amplitude do trabalho evangelizador e social da Igreja com o apoio do clero e a oração do povo”, avaliou o sacerdote.
Ele também destacou a luta social no Seridó, principalmente nesse período de seca com a parceria de diversas instituições, dentre elas o 1º Batalhão de Engenharia de Construção que tem atuado na perfuração de poços nas áreas mais carentes da diocese. “Nós temos uma demanda social muito grande que é a barragem de Oiticica, sobretudo para que as desapropriações ocorram com dignidade”, salientou.
Quanto à escolha pelo novo bispo, padre Ivanoff conclamou ao povo para “aguardar em oração a chegada daquele que será indicado pelo Espírito Santo, porque Deus certamente não nos deixará sem um pastor para o rebanho”
.

Ipem-RN Instituto registra crescimento maior que a média regional no primeiro semestre


Representantes do Instituto de Pesos e Medidas do Rio Grande do Norte (Ipem-RN) participaram, na última semana, da Reunião Regional Nordeste - 2° Ciclo/2013, da Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade-Inmetro (RBMLQ-I). O encontro foi realizado em São Luís (MA), e contou com a presença de dirigentes, diretores técnicos, financeiros, de planejamento e técnicos responsáveis pelos lançamentos nos Planos de Trabalho e de Aplicação do Inmetro de todos os Estados nordestinos.

O coordenador da RBMLQ, Omer Pohlmann Filho, destacou que o trabalho dos institutos vem crescendo muito tanto em abrangência quanto em qualificação. Durante a reunião, foram apresentados os números de crescimento dos órgãos delegados no primeiro semestre. No período, enquanto a Rede teve um crescimento de receita de 6% e a média no Nordeste foi de 3%, o Ipem-RN alcançou 16% de crescimento.

“Os encontros são sempre uma ótima oportunidade para troca de informações e fortalecimento da Rede. E ficamos satisfeitos em saber que os números do RN são positivos, pois refletem o que de fato estamos buscando, que é uma prestação de serviços cada vez mais eficiente à população potiguar”, conta o diretor do Ipem-RN, Carlson Gomes.

Ainda do instituto potiguar, participaram do encontro o chefe de gabinete, Alex Reginaldo; o advogado Dyego Andrade; a coordenadora operacional, Rosângela Ramalho; e os coordenadores financeiro, jurídico e de informática, Leonardo Lisboa, Vinícius Medeiros e Lucélio Wallison, respectivamente

Corpo em estado de decomposição é encontrado por caçador


Um caçador morador do assentamento Anatália de Souza Silva, no bairro Guarapes, encontrou um corpo em adiantado estado de decomposição. Ele passava por uma área de matagal, no início da noite desta segunda-feira (30), quando se deparou com o corpo. 
A partir daí, policiais do 9º Batalhão da Polícia Militar, bem como necrotomistas do Instituto Técnico-Científico de Polícia (ITEP) foram acionados. Devido ao estado de decomposição, um mau cheiro forte tomou conta dá área. 
De acordo com o ITEP, o corpo está praticamente somente os ossos. A área onde ele foi localizado é de difícil acesso e, por isso, a polícia não conseguiu colher muitas informações. Alguns moradores da comunidade estiveram no ponto onde o corpo estava e relataram para a polícia que não relatos de morador desaparecido. 
O corpo, aparentemente de um homem, foi levado para a sede do ITEP, na Ribeira. Agora, o órgão ficará esperando que algum familiar possa fazer reconhecimento, possivelmente, através de exame de DNA.

Assaltante em Currais Novos entra em farmácia e leva remédio controlados

Uma farmácia localizada no Bairro Santa Maria Gorete foi assaltada na noite desta segunda-feira, (30), por volta das 19hs 30 min, onde um cidadão magro, com um capô na cabeça, entrou, mostrou uma faca e anunciou o assalto. Até ai tudo da mesma forma dos assaltos comuns, ao não ser o objeto do furto.
Ele simplesmente pegou duas caixas do remédio controlado Rivotril e saiu sem pegar mais nada. Foi uma cena incomum do mundo policial, e com certeza estranhou até os funcionários da farmácia.

Detran divulga calendário de teste de direção veicular para 18 municípios em outubro

O Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte (DETRAN/RN) divulgou nesta terça- feira, 01, a lista dos municípios do interior do Estado aptos a receber a equipe técnica de peritos examinadores que serão responsáveis pela aplicação de mais de 3 mil teste de direção veicular durante os 22 dias úteis do mês de outubro. O cronograma com as 18 cidades contempladas foi divulgado segunda- feira, 30 pela Controladoria Geral de Trânsito do Órgão.
O ciclo de avaliações inicia pelo município de Currais Novos na terça-feira, 01 e finaliza no dia 31 de outubro, onde vão ser contempladas as cidades de Pau dos Ferros e Caraúbas. Vinte e nove centros de formação de condutores espalhados por todas as regiões do interior do estado terão os candidatos que almejam adquirir a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) avaliados.
Os municípios de Caicó, Currais Novos, Pau dos Ferros, Ceará Mirim, Goianinha e Canguaretama vão receber os examinadores em dois momentos distintos. A iniciativa foi tomada após a constatação de que nessas localidades existe um número maior de usuários que vão se submeter aos testes de volante.

TSE dá 24 horas para Ministério Público se manifestar sobre registro da Rede Sustentabilidade

A ministra Laurita Vaz, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), concedeu até hoje para que o Ministério Público Eleitoral (MPE) se manifeste sobre pedido de registro do partido Rede Sustentabilidade, legenda fundada pela ex-senadora Marina Silva. O pedido de registro do partido deve ser julgado pelo TSE nesta semana. Para participar das eleições do ano que vem, o partido tem que ser registrado até o dia 5 de outubro, um ano antes do primeiro turno.

IPI de móveis e linha branca sobe nesta terça-feira

Estão maiores, a partir desta terça-feira (1º), as alíquotas do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) dos produtos da linha branca e dos móveis, reduzidas no ano passado.
Na última sexta, ao anunciar a medida, o secretário de política econômica do Ministério da Fazenda, Márcio Holland, afirmou que “o governo observou que economia no segundo semestre está apresentando um bom comportamento. As vendas estão indo bem, a produção está indo bem e o nível utilização de capacidade instalada está regular”. Segundo o secretário, uma nova alta das alíquotas a partir de 2014 ou a manutenção delas no patamar anunciado nesta sexta será “uma discussão posterior”.
20131001-074803.jpg

RN volta a ser destaque na “telinha” por falta de gasolina

O Rio Grande do Norte voltou mais uma vez a ficar em destaque negativo: O programa Bom Dia Brasil, da TV Globo, noticiou agora a pouco o descaso na falta de combustível nas viaturas da Polícia Militar.

IBGE abre inscrições para 420 vagas

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) abre nesta terça-feira (1º) as inscrições de dois concursos para um total de 420 vagas em cargos de nível médio e superior. Os salários vão de R$ 2.813,10 a R$ 7.930,24.
São 120 vagas de nível superior, sendo 60 para analista de planejamento, gestão e infraestrutura em informações geográficas e estatísticas A I, da carreira de planejamento, gestão e infraestrutura em informações geográficas e estatísticas, 60 para tecnologista em informações geográficas e estatísticas A I, da carreira de produção e análise de informações geográficas e estatísticas. Os salários variam de R$ 6.355,60 a R$ 7.930,24, dependendo da gratificação. As vagas são efetivas e para o município do Rio de Janeiro.
As principais atribuições para o cargo de analista de planejamento, gestão e infraestrutura em informações geográficas e estatísticas são voltadas para o exercício de atividades administrativas e logísticas relativas ao exercício das competências institucionais e legais a cargo do IBGE e para o cargo de tecnologista em informações geográficas e estatísticas, as atribuições são voltadas às atividades especializadas de produção, análise e disseminação de dados e informações de natureza estatística, geográfica, cartográfica, geodésica e ambiental.
As oportunidades para analista de planejamento, gestão e infraestrutura em informações geográficas e estatísticas A I são para as áreas de administração escolar, análise de sistemas/desenvolvimento de aplicações; análise de sistemas/ suporte à comunicação e à rede; análise de sistemas/suporte operacional; arquivologia; auditoria; ciências contábeis; designer instrucional; orçamento e finanças; planejamento e gestão; recursos humanos/ administração de pessoal; recursos humanos/desenvolvimento de pessoas; e de recursos materiais e logística.

Padre Reginaldo Manzotti fará show em Natal e receberá imprensa

padre reginaldo manzoti
Padre Reginaldo Manzotti fará show, na próxima quinta-feira, dia 3, às 16 horas, naComunidade de Uruaçu, no município de São Gonçalo do Amarante, por ocasião da festa dos Mártires. Antes do show, às 15 horas, no Monumento dos Mártires (local do show), o Padre estará disponível para receber a imprensa.

Pesquisa do PMDB traz o nome do ministro Garibaldi Filho para o Governo

Mesmo o ministro da Previdência Garibaldi Filho afirmando que não será candidato, a pesquisa nacional do PMDB traz na estimulada o seu nome em cenário travado com outros candidatos para o Governo do próximo pleito. Ainda são “testados” os nomes do deputado federal Henrique Alves, o deputado estadual Walter Alves, a ex-governadoraWilma de Faria, o vice-governador Robinson Faria, a governadora Rosalba Ciarlini. A pesquisa deverá ficar pronta por volta do dia 15.

Governo do Estado inaugura base descentralizada do SAMU 192/ RN em Parelhas

A governadora do Estado, Rosalba Ciarlini, inaugura às 11h desta terça-feira (1), a base descentralizada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência do Rio Grande do Norte (SAMU 192/RN) do município de Parelhas. A nova Base conta com uma ambulância de Suporte Básico, conforme recomendado pelo Ministério da Saúde, em função do perfil da localidade. Além da governadora, a cerimônia de inauguração contará com a presença do prefeito de Parelhas, Francisco de Assis Medeiros, prefeitos de municípios circunvizinhos, além da coordenadora estadual do Samu, Cecília Picinin, e do secretário adjunto de Saúde do Estado, Marcelo Bessa.
Segundo a coordenadora geral do SAMU/RN, Cecília Picinin, para prestar um atendimento pré-hospitalar com qualidade e efetividade, uma equipe de profissionais foi capacitada durante os últimos meses. A ação é um esforço das três esferas de governo: a Prefeitura entra com os profissionais (seis técnicos de enfermagem, seis motoristas e um enfermeiro-chefe, além da estrutura física) e os governos Estadual e Federal assumem a parte de manutenção de viaturas, combustível, equipamentos, material e ambulância de suporte básico.


Confira o roteiro e as atrações do Carnatal

A Destaque anunciou hoje (1º), em coletiva de imprensa, as atrações confirmadas para a 23ª edição, que ocorre na avenida Omar O’Grady, entre o bairro de Cidade Satélite, em Natal, e Emaús.

Publicações nos perfis da festa no Facebook e no Twitter afirmam que 10 atrações vão percorrer os 3 quilômetros do circuito. Desses, 960 metros serão do corredor. Neste trecho, a estrutura montada pela Destaque terá um camarote temático, uma ala arquibancadas para 2 mil pessoas e capacidade para 100 camarotes particulares.
Veja as atrações já confirmadas para o Carnatal 2013:
Quinta-feira (5)
Chiclete com Banana – Nana
Sexta-feira (6)
Chiclete com Banana – Nana
Asa de Águia – Cerveja e Coco
Léo Santana e Parangolé – Swingaê
Saulo Fernandes – Caju
Sábado (7)
Chiclete com Banana – Nana
Asa de Águia – Cerveja e coco
Cláudia Leitte – Caju
Psirico – swingaê
Ricardo Chaves – Bicho
Domingo (8)
Ivete Sangalo – Cerveja e Coco
Tuca Fernandes – Balada
Ricardo Chaves – Bicho
Grafith – Swingaê